A Escola Estadual Vanda Reuter, em Serra dos Aimorés, no Vale do Mucuri mineiro, foi contemplada com uma emenda parlamentar do Deputado Estadual Celinho do Sinttrocel (PCdoB), no valor de 50 mil reais. A indicação foi feita pelo cidadão serrense Cuca, parceiro da escola.
A destinação da emenda, paga pelo Governo do Estado de Minas Gerais, é para a aquisição de materiais e equipamentos do laboratório de química da Escola Vanda Reuter, que fez parceria com Prefeitura Municipal de Serra dos Aimorés e com as Usinas Dasa (Destilaria de álcool de Serra dos Aimorés) e a Bel (Bahia Etanol Holding S/A), situada em Ibirapuã, no extremo sul baiano.
Ambas as empresas é do ramo sucroalcooleiro, produtoras do etanol combustível, utilizado em veículos automotores. Com essa parceria a Escola Vanda Reuter dará o curso de capacitação profissional de açúcar e álcool, aprimorando a mão de obra especializada.
O diretor da Escola Vanda Reuter, Adão César, idealizador do projeto, esbanja contentamento e satisfação. Ele disse que o sonho está sendo realizado e isso só está sendo possível devido às parcerias com o governo municipal, Dasa e Bel e graças à emenda parlamentar do Deputado Estadual Celinho do Sinttrocel, indicação de Cuca, parceiro da escola.
É preciso ressaltar o interesse e a intervenção de Cuca nesse projeto. Sem Cuca o projeto não iria adiante. Ele abraçou a causa e não mediu esforços para correr atrás do recurso que será aplicado na construção e realização desse sonho, o laboratório de química, disse Adão César.
A comunidade escolar, especialmente a da Vanda Reuter, agradece esse gesto grandioso praticado por Cuca. Todos serão contemplados com a obra, além de ofertar um curso qualificado, preparará o profissional para o mercado de trabalho, asseverou César, com muita alegria e entusiasmo.
O Governo do Estado já disponibilizou os 50 mil para a Vanda Reuter, que já está depositado na conta da escola. Segundo o diretor César, as obras se iniciarão nesse segundo semestre de 2020 e tem previsão de ser concluída até o fim do ano. A expectativa é de que o curso de açúcar e álcool começará no início do ano letivo de 2021.