Início Despedida Nanuque perde um dos principais expoentes da cultura popular, o baluarte "Cumpade...

Nanuque perde um dos principais expoentes da cultura popular, o baluarte “Cumpade Tote”.

Nanuque dá adeus a “Cumpade Tote” baluarte do conhecimento e da sabedoria.

Um dos principais expoentes da cultura de Nanuque e região, quiçá do Brasil, “Cumpade Tote”, se encantou na manhã dessa sexta-feira 22, deixando um imenso vazio no celeiro dos grandes declamadores de poesias e causos populares.

“Cumpade Tote”, nascido e batizado com o nome de Sóstenes Araújo Freire, em Palmeira dos Índios, Estado de Alagoas, há décadas adotou Nanuque como sua segunda terra natal, onde fez morada e constituiu família.

Respeitadíssimo na seara cultural, “Cumpade Tote” tinha uma gama incalculável de amizade entre artistas  como Xangai, Elomar, Pereira da Viola, Bilora, Tau Brasil, Rolando Boldrim, Lima Duarte, Saulo Laranjeira, Paulinho Pedra Azul, Rubinho do Vale e Gonzaga Medeiros, dentre outros de igual quilate.

No final da década de 50 e início da década de 60, “Cumpade Tote” exerceu um mandato eletivo de vereador em Nanuque. Na política dizia ele, o voto de um doutor e o voto de um bêbado tem o mesmo peso, com uma diferença, o bêbado é confiável.

Segundo o próprio “Cumpade Tote”, ele foi eleito com votos de eleitores de todos os seguimentos da sociedade nanuquense desde o doutor do consultório à meretriz do bordel. Tote exerceu apenas um mandato de vereador e não quis mais disputar nenhum cargo eletivo.

A cultura brasileira, que ultimamente anda capenga e em frangalhos, num processo de decadência vertical, perde um grande ícone. “Cumpade Tote” deixará um legado imensurável. Quem teve o privilégio de conhecê-lo bebeu da sua sabedoria e se embebedou de conhecimento.

RADAR158
RADAR 158 é um portal interativo de notícias, que deixará o leitor inteirado dos fatos e acontecimentos de Serra dos Aimorés-MG e de toda a região do Vale do Mucuri. É um canal informativo real, verdadeiro, seguro, interessante e imparcial, envolvendo o leitor com o texto, despertando nele o gosto pela leitura. O nome é uma homenagem ao município de Serra dos Aimorés, localizada no Vale do Mucuri mineiro, que antes de se tornar cidade era conhecida como KM 158, por causa da estrada de ferro Bahia e Minas, razão da referência do lugar. O portal interativo manterá o leitor antenado em todos os noticiários políticos, policiais, culturais, esportivos, etc. O texto terá uma linguagem simples, de fácil compreensão e entendimento. Qualquer informação que o leitor queira passar ao RADAR 158, existe um canal de contato. Todas as informações são importantes e úteis para o enriquecimento dos conteúdos e das notícias. O RADAR 158 espera que o leitor aprecie o noticiário e colabore com o desenvolvimento e enriquecimento do portal de notícias, podendo contribuir e ajudar na elaboração dos textos jornalísticos.

Most Popular

Polícia Civil de Nanuque prende casal suspeito de matar criança de apenas 02 anos em Águas Formosas.

A Polícia Civil de Nanuque prendeu um casal suspeito da morte de uma criança de 02 anos de idade ocorrido na cidade de Águas...

Secretaria de Educação de Serra dos Aimorés recebe veículo através de indicação do vereador Cuca

Uma inovação no Estado de Minas Gerais tem possibilitado ao Poder Executivo adquirir veículo aprendido que esteja a mais de 180 dias sem ser...

Foragido da justiça é preso em Umburatiba no Vale do Mucuri.

Um homem de 29 anos, foragido da justiça, foi preso na manhã dessa quinta-feira 09, em uma operação da Polícia Militar de...

Segunda fase da “Operação Ankou” é desencadeada em Serra dos Aimorés por policiais civis e militares de Nanuque.

A 2ª fase da Operação Ankou, foi desencadeada na manhã dessa sexta-feira 20, por policiais civis e militares de Nanuque, em combate aos crimes...