terça-feira , 25 janeiro 2022
Início Política Prefeito de Umburatiba no Vale do Mucuri tem mandato cassado pelos vereadores.

Prefeito de Umburatiba no Vale do Mucuri tem mandato cassado pelos vereadores.

Novo prefeito de Umburatiba, Tonico, fazendo juramento para assumir o cargo.

A cidade de Umburatiba, no Vale do Mucuri mineiro, com pouco mais de 2.700 habitantes, amanheceu nessa quinta-feira 5 tendo novo prefeito, tudo porque o atual prefeito, Gilnádio Rodrigues da Silva, o popular Dôga, eleito em 2016 pelo PTB, teve seu mandato eletivo cassado pela Câmara de Vereadores.

Segundo informações, Dôga teria pagado com o erário público diárias de viagens para alguns vereadores partidários. Em tese, a atitude do prefeito caracteriza crime  de improbidade administrativa, tendo ele ferido os princípios constitucionais que norteiam a Administração Pública.

A Câmara Municipal instaurou processo administrativo de cassação do mandato, sendo que o prefeito recorreu ao TJMG, alegando distorções na tramitação do regular processo, sendo acatado o seu pedido. Todavia, a Câmara recorreu ao STF que suspendeu a decisão do Egrégio Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

O Ministro Dias Toffoli, Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), foi quem suspendeu a decisão do TJMG, através da Suspensão de Segurança – SS número 5326. No Mandado de Segurança – MS, impetrado pelo prefeito Dôga no Tribunal de Justiça mineiro, entre outras coisas, ele alegou que seria necessário o quórum qualificado de dois terços dos Edis que compõem a Câmara, para o recebimento de uma denúncia e a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, para iniciar os trabalhos de apuração de irregularidade administrativa.

Atendendo argumentação do prefeito de Umburatiba, o TJMG concedeu uma medida liminar, para afastar exigência de maioria simples, conforme previsto no artigo 5º, inciso II do Decreto-Lei 201/1967. O DL 201 é uma norma federal, que dispõe sobre a responsabilidade dos prefeitos e vereadores.

Para o Ministro Toffoli, ao deferir o pedido formulado na SS 5326 pela Câmara de Vereadores, ficou claro e cristalino que a decisão concedida em benefício do prefeito pelo TJMG, constitui flagrante ameaça de grave lesão à ordem pública, uma vez que o próprio STF assentou na Súmula 496, que são válidos os decretos-lei expedidos entre 24/01 e 15/03 de 1967, caso em que se amolda o pedido feito pelos vereadores umburatibenses.

Dias Toffoli pontificou que a decisão do TJMG impedia o exercício das prerrogativas da Casa Legislativa, por isso deferiu o pedido formulado pelos Edis, concedendo a Suspensão de Segurança. O resultado foi a continuidade dos trabalhos legislativos que culminaram na cassação do prefeito Dôga.

Com o impeachment de Dôga, o vice prefeito Tonico assumiu o cargo de prefeito e a difícil e nobre missão de terminar o mandato que termina em 31 de dezembro de 2020. Vale ressaltar, que da decisão do Egrégio Plenário da Câmara Municipal cabe recurso. Resta saber se o prefeito Dôga irá recorrer. Caso ele não recorra, Tonico que tomou posse como novo prefeito terá muitos desafios pela frente. É importante salientar que se Tonico permanecer no cargo, ele poderá concorrer à reeleição em 2020.

 

 

RADAR158
RADAR 158 é um portal interativo de notícias, que deixará o leitor inteirado dos fatos e acontecimentos de Serra dos Aimorés-MG e de toda a região do Vale do Mucuri. É um canal informativo real, verdadeiro, seguro, interessante e imparcial, envolvendo o leitor com o texto, despertando nele o gosto pela leitura. O nome é uma homenagem ao município de Serra dos Aimorés, localizada no Vale do Mucuri mineiro, que antes de se tornar cidade era conhecida como KM 158, por causa da estrada de ferro Bahia e Minas, razão da referência do lugar. O portal interativo manterá o leitor antenado em todos os noticiários políticos, policiais, culturais, esportivos, etc. O texto terá uma linguagem simples, de fácil compreensão e entendimento. Qualquer informação que o leitor queira passar ao RADAR 158, existe um canal de contato. Todas as informações são importantes e úteis para o enriquecimento dos conteúdos e das notícias. O RADAR 158 espera que o leitor aprecie o noticiário e colabore com o desenvolvimento e enriquecimento do portal de notícias, podendo contribuir e ajudar na elaboração dos textos jornalísticos.

Most Popular

Prefeito de Serra dos Aimorés Iran Cordeiro assina contrato para recuperação do asfalto da Avenida São Francisco no Bairro Panorama.

A tão esperada obra de recapeamento do asfalto da Avenida São Francisco no Bairro Panorama, em Serra dos Aimorés, finalmente ganhou contornos reais na...

Operação Sigrun das polícias Civil e Militar prende quatro pessoas em Serra dos Aimorés..

Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar de Minas Gerais denominada "Sigrun" prendeu quatro homens e apreendeu um menor na cidade de Serra...

Índios Maxakali sofrem assalto a caminho da Aldeia Água Boa em Santa Helena de Minas.

Quatro indígenas Maxakali, pertencentes à Aldeia Água Boa, localizada na zona rural de Santa Helena de Minas, sofreram um assalto quando caminhavam pela estrada...

Câmara de vereadores de Bertópolis faz devolução de repasse do duodécimo para a Prefeitura Municipal.

Pela primeira vez na história política de Bertópolis, a Câmara de vereadores faz uma devolução vultuosa de repasse do duodécimo para a Prefeitura. O...