quarta-feira , 17 julho 2024
Início Notícias Vereador Cau Rais é um dos destaques da Câmara de Vereadores de...

Vereador Cau Rais é um dos destaques da Câmara de Vereadores de Bertópolis.

O vereador Cau Rais (PT), vem se destacando como um dos parlamentares mais atuantes da Câmara de Bertópolis, cidade mineira localizada no Vale do Mucuri.

Vereador Cau Rais na Assembleia Legislativa de Minas Gerais em busca de emendas parlamentares para Bertópolis.

O seu verdadeiro nome é Ildásio Ferreira Rosa Carrieiros, nascido aos 16/02/1972, filho de Carmelino Ferreira Neves (In Memorian) e Ilda Francisco Rosa Carrieiros, natural de Bertópolis–MG.

Homem íntegro e reto, é um pai de família exemplar, casado com Magali Silva Vieira, com quem tem 04 filhos, Kauê Vieira Rosa Carrieiros, de 15 anos, Edu Vieira Rosa Carrieiros, de 14 anos, Pierre Vieira Rosa Carrieiros, de 09 anos e a caçula Jade Vieira Rosa Carrieiros, de apenas 03 anos.

Cau Rais é funcionário público municipal efetivo há 18 anos, exercendo a função de encarregado de obras do município, trabalhando sempre com esmero, assiduidade, pontualidade, dedicação, compromisso, comprometimento e responsabilidade no serviço público.

Ingressou na política na eleição municipal de 2012, sendo eleito vereador pelo PT e reeleito em 2016 e 2020, estando no terceiro mandato consecutivo. É um político probo, que zela pelo patrimônio e erário público, sempre agindo com transparência e eficiência na dentro da Câmara de Vereadores.

Nesses quase 12 anos de atividade parlamentar, o vereador Cau Rais se transformou em um fenômeno na captação de recursos (emendas parlamentares) na órbita estadual e federal, aplicados na sede da cidade de Bertópolis, no Distrito Umburaninha e nas comunidades rurais do município, atendendo as necessidades prioritárias da coletividade, nas searas da Educação, Saúde, Infraestrutura, Esportes, Cultura e Lazer.

A vereança é uma habilidade nata de Cau Rais, atributo herdado da matriarca da família Carrieiros, a sua mãe Ilda Carrieiros, que também exerceu a atividade parlamentar por três mandatos eletivos.

O vereador Rais é um articulador altivo, astuto e pragmático, que age sempre com muita destreza e perspicácia. Como fiscalizador sempre cobrou do Executivo transparência nos atos públicos, eficiência e auspício com o erário, para não haver desperdício na aplicação dos recursos, nem haver desvio de conduta do gestor.

Para Cau Rais, eficiência tem que caminhar junto com honestidade, assim, as coisas funcionam e não causa prejuízo ao serviço público de qualidade para os munícipes.

Com atividade parlamentar  irretocável e inoxidável, pautada no dinamismo, na eficácia e eficiência de legislador atuante, Cau Rais, além da função precípua da vereança, que é fiscalizar a destinação dos recursos públicos e atos da administração municipal, respeitando sempre o princípio da competência exclusiva das atribuições, esculpidas na Lei Orgânica Municipal no Regimento Interno da Câmara, Cau Rais apresentou projetos salutares para os servidores públicos municipais e se transformou em um grande captador de emendas parlamentares.

Dentre os projetos legislativos propostos pelo vereador Cau Rais, vale destacar o da inserção da língua indígena Maxakali na grade escolar das Escolas Municipais e o de valorização do servidor público com redução de carga horária para pais que tenham filhos especiais e valoração salarial para todos, que se encontrava defasado.

Podemos destacar também, as emendas conquistadas por Cau Rais, que são de suma importância para Bertópolis, doravante haver muitos benefícios para o povo da cidade.

Nesse diapasão, podemos elencar as emendas conseguidas pelo vereador através do mandato ex deputado estadual André Quintão, PT/MG, que liberou à época 120 mil reais para aquisição de mobiliários e climatização da escola do Distrito de Umburaninha, aquisição de  01 picape Strada e 01 ambulância também para atender a comunidade do Distrito de Umburaninha, 50 mil reais para a reforma da Escola Estadual de Bertópolis, outros 50 mil reais para a pintura e aquisição de ar condicionados para a mesma escola e mais 50 mil reais destinados a Escola Estadual José de Alencar, na vizinha cidade de Machacalis.

Com o deputado federal Rogério Correia (PT/MG), Cau Rais conseguiu uma emenda parlamentar de 100 mil reais, que inicialmente seria utilizada na reforma do Estádio Municipal Paulete Ornelas, mas foi realocada para complementação da pavimentação asfáltica da Rua Placides Barbosa, que passa em frente ao referido estádio.

Recentemente, o vereador Cau Rais, em parceria com o vereador Gilvânio de Anatólio, conseguiu 700 mil reais, com os deputados federais, Rogério Correia (PT/MG) e Luiz Tibé (Avante/MG), e, com o deputado estadual Gustavo Santana (PL/MG), para a construção da nova sede do Poder Legislativo.

Cau Rais ainda conseguiu uma emenda parlamentar no valor de 200 mil reais, com o deputado federal Miguel Ângelo (PT/MG), para a aquisição de mobiliários e equipamentos permanentes para a Câmara de Vereadores.

Observa-se que a somatória de recursos conquistados pelo vereador Cau Rais ultrapassa a casa de 1 milhão de reais. Atualmente, Cau Rais ocupa a Presidência da Câmara de Vereadores e vem desenvolvendo um excelente trabalho à frente do Poder Legislativo.

Conciliador, habilidoso e articulado com os pares, sempre buscou o entendimento para conduzir os trabalhos na Casa Legislativa. Com o Executivo mantêm uma relação de independência entre poderes e a parceria e harmonia para que as coisas aconteçam e a cidade desenvolva.

Cau Rais pontifica dizendo que o diálogo é o melhor caminho para resolver as celeumas e questões políticas. É preciso ter compromisso com as pessoas e buscar melhorar a vida do povo, disse ele, que conhece de perto os problemas da cidade onde nasceu e foi criado.

Bertópolis precisa resgatar a sua identidade e Cau Rais carrega desde o embrião a vontade de ver a cidade crescer, evoluir e desenvolver. É um filho que busca colocar os “Berto” em outro patamar.

É um sonho que pode se transformar em realidade, assevera Cau Rais, com os olhos rasos d’água. Ele se emociona muito quando fala de Bertópolis, sua terra natal e quando o assunto é o seu povo, a sua gente, sempre amigável, ordeira e hospitaleira.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support