O fazendeiro Marcelo Quaresma foi multado pela Polícia Militar Ambiental por degradação ao meio ambiente em Bertópolis, interior de Minas Gerais.
Ele foi pego em flagrante utilizando uma máquina retroescavadeira para esgotar o leito do rio Umburana, símbolo do povo da cidade, na tarde dessa quinta-feira 27.
A PM ambiental recebeu denúncia anônima de que um operador estava escavando o leito do rio Umburana e foi ao local constatado o crime ambiental. O fazendeiro foi multado por degradação do meio ambiente e a PM pediu para retirar a máquina, mas o pedido não foi atendido. Assim que os policiais foram embora o operador voltou para a beira do rio e continuou a cometer o crime contra a natureza.
Segundo informações, o mesmo fazendeiro é dono de uma outra propriedade rural no município e nela existia uma mata ciliar, remanescente da Mata Atlântica, que foi totalmente devastada para fazer pastagem de gado.
O desrespeito ao meio ambiente e às leis parece ser imperativo do fazendeiro Marcelo Quaresma, que não se importa com multas ambientais. A denúncia agora deve se aportar no Ministério Público do Meio Ambiente e alguma providência deve ser tomada para conter a agressividade do fazendeiro, que não tem limites e provavelmente tem certeza da impunidade.
Ainda segundo informações, nenhuma sanção jurídica lhe foi imposta. Quem sabe esse é o momento do Ministério Público mostrar e provar que existe leis ambientais no Brasil e que as leis devem ser cumpridas, sob pena de punição severa.
Fotos
Vídeo