A tribo indígena Pradinho Maxakali, localizada em Bertópolis, no Vale do Mucuri mineiro, vem sofrendo com um surto de diarreia e desidratação. Segundo informações, várias crianças estão internadas nos hospitais Cura D’ars em Machacalis e São Vicente de Paula em Águas Formosas.
Duas crianças já faleceram, mas o diagnóstico da “causa mortis” ainda não foi divulgado. Foram coletados materiais genéticos para análise laboratorial e os médicos estão aguardando o resultado para emitirem laudos conclusivos, não descartando a possibilidade de que elas tenham morrido por causa da diarreia e desidratação.
Os profissionais de saúde que laboram na tribo Padrinho, juntamente com a Secretaria de Saúde Municipal e a Secretaria de Saúde Indígena trabalham em parceria incansavelmente para conter o avanço do surto e por fim a essa virose que assola os povos Maxakali, principalmente as crianças, as mais atingidas com o problema.
Nesse momento os Maxakali necessitam da boa vontade e colaboração de todos. Quem puder doar fraldas, lenços umedecidos, talcos, pomadas e maisena, toda a ajuda será um acalanto para eles.
Vale ressaltar, que os povos indígenas Maxakali são muito suscetíveis a doenças, embora sejam povos resistentes e resilientes ao tempo, preservando a sua cultura, linguagem e tradições.
As doações poderão ser feitas nos hospitais Cura D’ars em Machacalis, São Vicente de Paula em Águas Formosas ou na Loja BH Rio Modas, na Avenida Santos Dumont, 46, em Nanuque.