terça-feira , 25 janeiro 2022
Início Sem categoria Surto de diarreia e desidratação afeta a tribo indígena Maxakali em Bertópolis,...

Surto de diarreia e desidratação afeta a tribo indígena Maxakali em Bertópolis, no Vale do Mucuri mineiro..

Povos indígenas Maxakali sofrem com surto de diarreia e desidratação.

A tribo indígena Pradinho Maxakali, localizada em Bertópolis, no Vale do Mucuri mineiro, vem sofrendo com um surto de diarreia e desidratação. Segundo informações, várias crianças estão internadas nos hospitais Cura D’ars em Machacalis e São Vicente de Paula em Águas Formosas.

Duas crianças já faleceram, mas o diagnóstico da “causa mortis” ainda não foi divulgado. Foram coletados materiais genéticos para análise laboratorial e os médicos estão aguardando o resultado para emitirem laudos conclusivos, não descartando a possibilidade de que elas tenham morrido por causa da diarreia e desidratação.

Os profissionais de saúde que laboram na tribo Padrinho, juntamente com a Secretaria de Saúde Municipal e a Secretaria de Saúde Indígena trabalham em parceria incansavelmente para conter o avanço do surto e por fim a essa virose que assola os povos Maxakali, principalmente as crianças, as mais atingidas com o problema.

Nesse momento os Maxakali necessitam da boa vontade e colaboração de todos. Quem puder doar fraldas, lenços umedecidos, talcos, pomadas e maisena, toda a ajuda será um acalanto para eles.

Vale ressaltar, que os povos indígenas Maxakali são muito suscetíveis a doenças, embora sejam povos resistentes e resilientes ao tempo, preservando a sua cultura, linguagem e tradições. 

As doações poderão ser feitas nos hospitais Cura D’ars em Machacalis, São Vicente de Paula em Águas Formosas ou na Loja BH Rio Modas, na Avenida Santos Dumont, 46, em Nanuque. 

RADAR158
RADAR 158 é um portal interativo de notícias, que deixará o leitor inteirado dos fatos e acontecimentos de Serra dos Aimorés-MG e de toda a região do Vale do Mucuri. É um canal informativo real, verdadeiro, seguro, interessante e imparcial, envolvendo o leitor com o texto, despertando nele o gosto pela leitura. O nome é uma homenagem ao município de Serra dos Aimorés, localizada no Vale do Mucuri mineiro, que antes de se tornar cidade era conhecida como KM 158, por causa da estrada de ferro Bahia e Minas, razão da referência do lugar. O portal interativo manterá o leitor antenado em todos os noticiários políticos, policiais, culturais, esportivos, etc. O texto terá uma linguagem simples, de fácil compreensão e entendimento. Qualquer informação que o leitor queira passar ao RADAR 158, existe um canal de contato. Todas as informações são importantes e úteis para o enriquecimento dos conteúdos e das notícias. O RADAR 158 espera que o leitor aprecie o noticiário e colabore com o desenvolvimento e enriquecimento do portal de notícias, podendo contribuir e ajudar na elaboração dos textos jornalísticos.

Most Popular

Prefeito de Serra dos Aimorés Iran Cordeiro assina contrato para recuperação do asfalto da Avenida São Francisco no Bairro Panorama.

A tão esperada obra de recapeamento do asfalto da Avenida São Francisco no Bairro Panorama, em Serra dos Aimorés, finalmente ganhou contornos reais na...

Operação Sigrun das polícias Civil e Militar prende quatro pessoas em Serra dos Aimorés..

Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar de Minas Gerais denominada "Sigrun" prendeu quatro homens e apreendeu um menor na cidade de Serra...

Índios Maxakali sofrem assalto a caminho da Aldeia Água Boa em Santa Helena de Minas.

Quatro indígenas Maxakali, pertencentes à Aldeia Água Boa, localizada na zona rural de Santa Helena de Minas, sofreram um assalto quando caminhavam pela estrada...

Câmara de vereadores de Bertópolis faz devolução de repasse do duodécimo para a Prefeitura Municipal.

Pela primeira vez na história política de Bertópolis, a Câmara de vereadores faz uma devolução vultuosa de repasse do duodécimo para a Prefeitura. O...