quarta-feira , 26 janeiro 2022
Início Sem categoria Revolta Chiata completará 100 anos em setembro na região da Bacia do...

Revolta Chiata completará 100 anos em setembro na região da Bacia do Rio Pampã.

Tontonho liderou um Forte na Comunidade do Norte para proteger o padre Feliciano.

A região da Bacia do Rio Pampã onde hoje estão localizadas as cidades de Águas Formosas, Bertópolis, Crisólita, Fronteira dos Vales, Machacalis, Umburatiba e Santa Helena de Minas, foi marcada por grandes conflitos políticos, dentre eles a Revolta Chiata, que ficou assim conhecida por causa da morte de um homem que foi barbaramente assassinado com 24 tiros na Comunidade do Norte, onde atualmente está localizado o Município de Machacalis.

Chiata, era o apelido de Ângelo José dos Santos, chefe dos guardas (conhecido como bate-pau) da família Peixoto, que vivia em Minas Novas, mas era ligada a Epaminondas Otoni, prefeito de Teófilo Otoni à época do fatídico episódio e que exercia a autoridade sobre o Distrito do Pampã.

Um dos componentes do grupo Chiata foi preterido pelo Padre Feliciano para ser padrinho de um casamento na Comunidade do Norte (Machacalis). Desse desagrado ou desaforo gerou um boato de que o padre seria assassinado pelo grupo Chiata.  

A tensão tomou conta das redondezas, deixando todo mundo apavorado com a notícia esparramada sobre a morte do padre Feliciano. Um grupo armado se formou a partir de Joaíma, Águas Belas (hoje Águas Formosas) e Rio Negro (hoje Crisólita) para proteger o padre ameaçado.

Quem liderou esse Forte foi Tontonho, que se tornaria sogro do maior líder político regional, Coronel Juca Quaresma. Foi Tontonho que assumiu o povoado do Norte, colocando ordem no lugar. Posteriormente, ele passou o bastão para o amigo João Silva e mudou-se para Conselheiro Pena em 1921, vindo a falecer em 1964, aos 92 anos.

Entre o fim da década de 30 e início da década de 60 os povoados se emanciparam politicamente passando da condição de distritos para cidades. Águas Formosas se tornou a principal cidade da região da Bacia do Pampã.

RADAR158
RADAR 158 é um portal interativo de notícias, que deixará o leitor inteirado dos fatos e acontecimentos de Serra dos Aimorés-MG e de toda a região do Vale do Mucuri. É um canal informativo real, verdadeiro, seguro, interessante e imparcial, envolvendo o leitor com o texto, despertando nele o gosto pela leitura. O nome é uma homenagem ao município de Serra dos Aimorés, localizada no Vale do Mucuri mineiro, que antes de se tornar cidade era conhecida como KM 158, por causa da estrada de ferro Bahia e Minas, razão da referência do lugar. O portal interativo manterá o leitor antenado em todos os noticiários políticos, policiais, culturais, esportivos, etc. O texto terá uma linguagem simples, de fácil compreensão e entendimento. Qualquer informação que o leitor queira passar ao RADAR 158, existe um canal de contato. Todas as informações são importantes e úteis para o enriquecimento dos conteúdos e das notícias. O RADAR 158 espera que o leitor aprecie o noticiário e colabore com o desenvolvimento e enriquecimento do portal de notícias, podendo contribuir e ajudar na elaboração dos textos jornalísticos.

Most Popular

Prefeito de Serra dos Aimorés Iran Cordeiro assina contrato para recuperação do asfalto da Avenida São Francisco no Bairro Panorama.

A tão esperada obra de recapeamento do asfalto da Avenida São Francisco no Bairro Panorama, em Serra dos Aimorés, finalmente ganhou contornos reais na...

Operação Sigrun das polícias Civil e Militar prende quatro pessoas em Serra dos Aimorés..

Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar de Minas Gerais denominada "Sigrun" prendeu quatro homens e apreendeu um menor na cidade de Serra...

Índios Maxakali sofrem assalto a caminho da Aldeia Água Boa em Santa Helena de Minas.

Quatro indígenas Maxakali, pertencentes à Aldeia Água Boa, localizada na zona rural de Santa Helena de Minas, sofreram um assalto quando caminhavam pela estrada...

Câmara de vereadores de Bertópolis faz devolução de repasse do duodécimo para a Prefeitura Municipal.

Pela primeira vez na história política de Bertópolis, a Câmara de vereadores faz uma devolução vultuosa de repasse do duodécimo para a Prefeitura. O...