terça-feira , 25 janeiro 2022
Início Política A emancipação política de Bertópolis chega aos 58 anos.

A emancipação política de Bertópolis chega aos 58 anos.

Um lugarzinho ponto de encontro de tropeiros, viajantes e desbravadores que se fixavam ao redor de um comercinho, perto de uma pracinha e de uma igrejinha, evoluiu e se tornou povoado chamado “Comercinho dos Berto”.

A atração para o lugar era a terra, batizada pelos índios Maxakali de Xangrilá, que na linguagem deles significa “terras férteis” e as águas abundantes do Rio Umburana. Há relatos que até o desbravador lendário Teófilo Benedito Otoni tenha passado pelo Comercinho dos Berto.

O desenvolvimento rápido do comércio transformou o povoado em distrito e logo chegou à categoria de município em 1962. Com a emancipação política que ocorreu em 1º de março de 1963, sendo Olinto Moreira eleito o primeiro prefeito, a cidade passou a se chamar Bertópolis, uma legítima homenagem ao fundador Berto Gonçalves.

Um fato inusitado que marcou a história política de Bertópolis foi na eleição de 1982 que durante a convenção de um determinado partido um cidadão rasgou e comeu a ata da reunião que iria definir a chapa majoritária e a chapa proporcional.

Nesse mesmo ano, uma tragédia até hoje lembrada por todos, deixou mortos e feridos e uma enorme lacuna para os familiares dos entes que se foram. Um veículo que levava eleitores de Bertópolis para Santa Helena de Minas, na época distrito, tombou ceifando vidas, causando muita tristeza e dor.

A chegada da luz elétrica e da água encanada foram os grandes avanços para a época, mas deixou muitas saudades para os amantes da luz de gerador a diesel e de lavarem roupas na beira do rio Umburana.

Bertópolis que é chamada por todos de “Bertim de Açúcar” é uma cidadezinha muito receptiva, com um povo hospitaleiro e ordeiro. A festa junina de São João é a grande atração do lugar e aguardada com muita expectativa.

Tem gente que conta nos dedos as horas que faltam para chegar o São João. Assim que termina o São João a contagem regressiva começa para o próximo São João do ano seguinte.

O prefeito Anjinho Depolo que é capixaba de Montanha disse que adotou a cidade mineira como sua, fez morada, constituiu família e se sente um bertopolense de coração, corpo e alma.

 

 

RADAR158
RADAR 158 é um portal interativo de notícias, que deixará o leitor inteirado dos fatos e acontecimentos de Serra dos Aimorés-MG e de toda a região do Vale do Mucuri. É um canal informativo real, verdadeiro, seguro, interessante e imparcial, envolvendo o leitor com o texto, despertando nele o gosto pela leitura. O nome é uma homenagem ao município de Serra dos Aimorés, localizada no Vale do Mucuri mineiro, que antes de se tornar cidade era conhecida como KM 158, por causa da estrada de ferro Bahia e Minas, razão da referência do lugar. O portal interativo manterá o leitor antenado em todos os noticiários políticos, policiais, culturais, esportivos, etc. O texto terá uma linguagem simples, de fácil compreensão e entendimento. Qualquer informação que o leitor queira passar ao RADAR 158, existe um canal de contato. Todas as informações são importantes e úteis para o enriquecimento dos conteúdos e das notícias. O RADAR 158 espera que o leitor aprecie o noticiário e colabore com o desenvolvimento e enriquecimento do portal de notícias, podendo contribuir e ajudar na elaboração dos textos jornalísticos.

Most Popular

Prefeito de Serra dos Aimorés Iran Cordeiro assina contrato para recuperação do asfalto da Avenida São Francisco no Bairro Panorama.

A tão esperada obra de recapeamento do asfalto da Avenida São Francisco no Bairro Panorama, em Serra dos Aimorés, finalmente ganhou contornos reais na...

Operação Sigrun das polícias Civil e Militar prende quatro pessoas em Serra dos Aimorés..

Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar de Minas Gerais denominada "Sigrun" prendeu quatro homens e apreendeu um menor na cidade de Serra...

Índios Maxakali sofrem assalto a caminho da Aldeia Água Boa em Santa Helena de Minas.

Quatro indígenas Maxakali, pertencentes à Aldeia Água Boa, localizada na zona rural de Santa Helena de Minas, sofreram um assalto quando caminhavam pela estrada...

Câmara de vereadores de Bertópolis faz devolução de repasse do duodécimo para a Prefeitura Municipal.

Pela primeira vez na história política de Bertópolis, a Câmara de vereadores faz uma devolução vultuosa de repasse do duodécimo para a Prefeitura. O...