terça-feira , 25 janeiro 2022
Início Política Serra dos Aimorés completa 58 anos de emancipação política com muita história.

Serra dos Aimorés completa 58 anos de emancipação política com muita história.

Serra dos Aimorés 58 anos de emancipação política.

A História de Serra dos Aimorés teve início no período áureo da madeira na região do Vale do Mucuri no final do século XIX até meados do século XX. Fundada por Arnô Schaper e Herman Júlio Reuter só foi elevada à categoria de município em 1962.

Antes da emancipação política, Serra dos Aimorés era apenas um pequeno arraial formado ao redor dos depósitos de madeira.

Com o advento da construção da Estrada de Ferro Bahia e Minas (EFBM), o povoado recebeu o nome de KM 158, em referência à distância que faltava para se chegar à Ponta de Areia, em Caravelas na Bahia, ponto final da estrada de ferro que começava a partir de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.

Posteriormente, Serra dos Aimorés passou a se chamar Artur Castilho, em homenagem ao engenheiro responsável pela construção da EFBM. A denominação atual se deve ao fato de habitar nessas serras do nordeste de Minas Gerais os índios Aymorés.

A emancipação política aconteceu no dia 1º de março de 1963, sendo eleito Francisco José Severo como prefeito. Fato inusitado que chama a atenção exposto nas redes sociais pelo professor Ademir Pereira é que Chico Severo era solteiro, portanto, não havia primeira dama.

Outro fato marcante narrado pelo notável professor Ademir, é que no pleito 1979/1982 a cidade foi administrada por 03 prefeitos. Primeiro o prefeito eleito José Antunes Leitão faleceu, sendo o cargo ocupado pelo vice Osório Cordeiro da Rocha, que renunciou, e, o então Presidente da Câmara Osorino Ferreira de Araújo assumiu o cargo, ficando até o final do mandato.

Na história recente, podendo o mandatário disputar a reeleição, somente dois prefeitos no exercício do mandato conseguiram conquistar a cadeira número um do município, o baluarte, saudoso e lendário Célio Alves Pinto e o atual prefeito Iran Pacheco Cordeiro.

A História de um lugar e de um povo deve ser guardada na memória e em registros e acervos históricos e cultural para não perecer ou se perder no tempo.

 


.

RADAR158
RADAR 158 é um portal interativo de notícias, que deixará o leitor inteirado dos fatos e acontecimentos de Serra dos Aimorés-MG e de toda a região do Vale do Mucuri. É um canal informativo real, verdadeiro, seguro, interessante e imparcial, envolvendo o leitor com o texto, despertando nele o gosto pela leitura. O nome é uma homenagem ao município de Serra dos Aimorés, localizada no Vale do Mucuri mineiro, que antes de se tornar cidade era conhecida como KM 158, por causa da estrada de ferro Bahia e Minas, razão da referência do lugar. O portal interativo manterá o leitor antenado em todos os noticiários políticos, policiais, culturais, esportivos, etc. O texto terá uma linguagem simples, de fácil compreensão e entendimento. Qualquer informação que o leitor queira passar ao RADAR 158, existe um canal de contato. Todas as informações são importantes e úteis para o enriquecimento dos conteúdos e das notícias. O RADAR 158 espera que o leitor aprecie o noticiário e colabore com o desenvolvimento e enriquecimento do portal de notícias, podendo contribuir e ajudar na elaboração dos textos jornalísticos.

Most Popular

Prefeito de Serra dos Aimorés Iran Cordeiro assina contrato para recuperação do asfalto da Avenida São Francisco no Bairro Panorama.

A tão esperada obra de recapeamento do asfalto da Avenida São Francisco no Bairro Panorama, em Serra dos Aimorés, finalmente ganhou contornos reais na...

Operação Sigrun das polícias Civil e Militar prende quatro pessoas em Serra dos Aimorés..

Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar de Minas Gerais denominada "Sigrun" prendeu quatro homens e apreendeu um menor na cidade de Serra...

Índios Maxakali sofrem assalto a caminho da Aldeia Água Boa em Santa Helena de Minas.

Quatro indígenas Maxakali, pertencentes à Aldeia Água Boa, localizada na zona rural de Santa Helena de Minas, sofreram um assalto quando caminhavam pela estrada...

Câmara de vereadores de Bertópolis faz devolução de repasse do duodécimo para a Prefeitura Municipal.

Pela primeira vez na história política de Bertópolis, a Câmara de vereadores faz uma devolução vultuosa de repasse do duodécimo para a Prefeitura. O...