terça-feira , 25 janeiro 2022
Início Literatura Bertopolense Adevaldo Souza é premiado pela Academia de Letras de Teófilo Otoni.

Bertopolense Adevaldo Souza é premiado pela Academia de Letras de Teófilo Otoni.

Adevaldo Souza é destaque na literatura com premiação na Academia de Letras de Teófilo Otoni.

O escritor Adevaldo Rodrigues de Souza, nascido na cidade mineira de Bertópolis vem se destacando no mundo da literatura. Adevaldo é graduado em Engenharia Elétrica pela PUC-Minas e pós graduado em gestão ambiental, Engenharia econômica e Engenharia de Segurança do Trabalho.

O escritor trabalhou por 7 anos no Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAE-MG) e na Companhia de Energia Elétrica de Minas Gerais (Cemig) onde se aposentou depois de 27 anos de relevantes serviços prestados à sociedade mineira.

Adevaldo se aventurou no mundo da literatura com o lançamento do livro “Do Vale ao Paraíso“, que narra a saga dos colonizadores do Mucuri, Pampã, Norte e Umburanas. A obra é um passeio incrível pelas veredas e lugares encantadores do Vale do Mucuri. É uma viagem que começa nos tempos do maior desbravador da ,Teófilo Benedito Otoni, chegando a Berto Gonçalves, fundador de Bertópolis, terra natal do escritor.

A veia literária na vida de Adevaldo começou por acaso. Ele tinha um sonho de escrever sobre Bertópolis e sua gente. Queria deixar o seu legado narrando histórias da cidade e estórias de personalidades do lugar. A pesquisa o levou a desbravar todo o Vale do Mucuri, para poder entender a fixação do “Comercinho dos Berto” às margens do Rio Umburana.

O gosto pela leitura e pela pesquisa fez com que o escritor buscasse novos horizontes no mundo literário, passando a enveredar pelos contos. Foi um conto sobre Bertópolis que o levou à aclamada premiação na Academia de Letras de Teófilo Otoni. “O dia em que o Apocalipse chegou” foi classificado em 2º lugar no concurso de poesias, crônicas e contos, promovido pela renomada Academia.

De família tradicional em Bertópolis, com destaque na política local, Adevaldo ainda muito jovem foi para Belo Horizonte, para estudar, e, a Educação transformou a sua vida. Homem de caráter ímpar e reto, personalidade ilibada e muita hombridade, vive a tranquilidade da roça em plena efervescência dos trilhos da capital.

A simplicidade do escritor impressiona todos ao seu redor. Segundo ele mesmo, todos esses atributos foram herdados do pai Teodoro Graúdo, que transmitiu para os filhos o valor de ser um homem de bem, pautado na honestidade e retidão.

 

RADAR158
RADAR 158 é um portal interativo de notícias, que deixará o leitor inteirado dos fatos e acontecimentos de Serra dos Aimorés-MG e de toda a região do Vale do Mucuri. É um canal informativo real, verdadeiro, seguro, interessante e imparcial, envolvendo o leitor com o texto, despertando nele o gosto pela leitura. O nome é uma homenagem ao município de Serra dos Aimorés, localizada no Vale do Mucuri mineiro, que antes de se tornar cidade era conhecida como KM 158, por causa da estrada de ferro Bahia e Minas, razão da referência do lugar. O portal interativo manterá o leitor antenado em todos os noticiários políticos, policiais, culturais, esportivos, etc. O texto terá uma linguagem simples, de fácil compreensão e entendimento. Qualquer informação que o leitor queira passar ao RADAR 158, existe um canal de contato. Todas as informações são importantes e úteis para o enriquecimento dos conteúdos e das notícias. O RADAR 158 espera que o leitor aprecie o noticiário e colabore com o desenvolvimento e enriquecimento do portal de notícias, podendo contribuir e ajudar na elaboração dos textos jornalísticos.

Most Popular

Prefeito de Serra dos Aimorés Iran Cordeiro assina contrato para recuperação do asfalto da Avenida São Francisco no Bairro Panorama.

A tão esperada obra de recapeamento do asfalto da Avenida São Francisco no Bairro Panorama, em Serra dos Aimorés, finalmente ganhou contornos reais na...

Operação Sigrun das polícias Civil e Militar prende quatro pessoas em Serra dos Aimorés..

Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar de Minas Gerais denominada "Sigrun" prendeu quatro homens e apreendeu um menor na cidade de Serra...

Índios Maxakali sofrem assalto a caminho da Aldeia Água Boa em Santa Helena de Minas.

Quatro indígenas Maxakali, pertencentes à Aldeia Água Boa, localizada na zona rural de Santa Helena de Minas, sofreram um assalto quando caminhavam pela estrada...

Câmara de vereadores de Bertópolis faz devolução de repasse do duodécimo para a Prefeitura Municipal.

Pela primeira vez na história política de Bertópolis, a Câmara de vereadores faz uma devolução vultuosa de repasse do duodécimo para a Prefeitura. O...