quarta-feira , 26 janeiro 2022
Início Sem categoria Câmara de vereadores de Nanuque propõe alteração de horário da reunião para...

Câmara de vereadores de Nanuque propõe alteração de horário da reunião para beneficia-los em detrimento do cidadão.

Vereadores de Nanuque discutem projeto de mudança de horário das reuniões.

A cidade de Nanuque, localizada no Vale do Mucuri, região nordeste de Minas Gerais, que completou 70 anos de emancipação política no dia 27/12/18 (Lei 336/48), vive um fato inusitado e vem chamando  a atenção da população, estimada em 40.839 habitantes, registrada no último censo do IBGE em 2018. 

A polêmica atual envolvendo o Legislativo Municipal é proposição de uma emenda ao Regimento Interno, trazida à baila para a mudança do horário das reuniões ordinárias e extraordinárias, que de acordo o próprio Regimento Interno, ocorrem todas as segundas-feiras com início às 19 horas.

A discussão da emenda 001/19 ganhou as redes sociais e o que se vê é a manifestação e indignação dos internautas. O ex-vereador e ex-presidente da Casa de Leis, Rivaldo Monteiro, achou um absurdo os Edis proporem uma alteração dessa natureza e magnitude, simplesmente para beneficia-los, legislando em causa própria.

Segundo a leitura feita por Rivaldo e aclamada por outros internautas, o vereador foi eleito para atender os interesses da comunidade e a mudança de horário das 19h para as 14h como está proposto no texto, caminha na contramão de direção do interesse coletivo, buscando privilegiar o interesse próprio.

Rivaldo pontua ainda, que vários vereadores trabalham durante o dia em empresas e escritórios e que a alteração do horário das reuniões podem gerar conflito  e incompatibilidade no serviço, o que poderá incorrer em improbidade administrativa, porque o vereador não poderá está ao mesmo tempo na Câmara Municipal e em outro ambiente de trabalho, qual seja a empresa ou o escritório, citando por exemplo o caso de Sidnei do Frisa e de Gilson Coleta.

Para Geú, policial civil e 1º suplente de vereador, a atitude dos Edis autores da proposta, a finalidade é pessoal, com o fito de atender exclusivamente seus interesses, em detrimento ao interesse da coletividade para qual foram eleitos. Não existe uma justificativa plausível para a mudança de horário acentua ele.

O que os vereadores estão tentando fazer fere mortalmente a sua representatividade perante a comunidade pontifica Geú, que finaliza dizendo que dentro da casa de leis está escrito “Casa da Cidadania” e cidadania significa condição de pessoa que, como membro de um Estado, se acha no gozo de direitos que lhe permitem participar da vida política.

A participação do cidadão da vida política da sua comunidade está sendo afetada com essa atitude nefasta dos Edis. Dessa forma, o cidadão está ficando à margem de tudo que irá acontecer no município, porque a maioria da população trabalha o dia inteiro e a oportunidade que tem de acompanhar as decisões políticas seria assistir as reuniões à noite, no horário que sempre ocorreu às 19h.

Essa mudança é um retrocesso democrático e tem como finalidade atender o interesse pessoal dos vereadores, que foram eleitos para atender o interesse difuso, o interesse de todos, mas parece que o interesse de todos se resume no interesse de cada um deles, deixando transparecer que o objetivo claro e cristalino é de impossibilitar o cidadão de participar das reuniões, dos debates, das discussões e  das decisões tomadas na “Casa da Cidadania” e assim os representes do povo não sofrerão nenhuma pressão, interferência ou intervenção de quem quer que seja. 

 

RADAR158
RADAR 158 é um portal interativo de notícias, que deixará o leitor inteirado dos fatos e acontecimentos de Serra dos Aimorés-MG e de toda a região do Vale do Mucuri. É um canal informativo real, verdadeiro, seguro, interessante e imparcial, envolvendo o leitor com o texto, despertando nele o gosto pela leitura. O nome é uma homenagem ao município de Serra dos Aimorés, localizada no Vale do Mucuri mineiro, que antes de se tornar cidade era conhecida como KM 158, por causa da estrada de ferro Bahia e Minas, razão da referência do lugar. O portal interativo manterá o leitor antenado em todos os noticiários políticos, policiais, culturais, esportivos, etc. O texto terá uma linguagem simples, de fácil compreensão e entendimento. Qualquer informação que o leitor queira passar ao RADAR 158, existe um canal de contato. Todas as informações são importantes e úteis para o enriquecimento dos conteúdos e das notícias. O RADAR 158 espera que o leitor aprecie o noticiário e colabore com o desenvolvimento e enriquecimento do portal de notícias, podendo contribuir e ajudar na elaboração dos textos jornalísticos.

Most Popular

Prefeito de Serra dos Aimorés Iran Cordeiro assina contrato para recuperação do asfalto da Avenida São Francisco no Bairro Panorama.

A tão esperada obra de recapeamento do asfalto da Avenida São Francisco no Bairro Panorama, em Serra dos Aimorés, finalmente ganhou contornos reais na...

Operação Sigrun das polícias Civil e Militar prende quatro pessoas em Serra dos Aimorés..

Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar de Minas Gerais denominada "Sigrun" prendeu quatro homens e apreendeu um menor na cidade de Serra...

Índios Maxakali sofrem assalto a caminho da Aldeia Água Boa em Santa Helena de Minas.

Quatro indígenas Maxakali, pertencentes à Aldeia Água Boa, localizada na zona rural de Santa Helena de Minas, sofreram um assalto quando caminhavam pela estrada...

Câmara de vereadores de Bertópolis faz devolução de repasse do duodécimo para a Prefeitura Municipal.

Pela primeira vez na história política de Bertópolis, a Câmara de vereadores faz uma devolução vultuosa de repasse do duodécimo para a Prefeitura. O...