Intervenção do vereador Cau Rais junto ao Líder do Governo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Deputado Estadual Durval Ângelo, acelera o processo de instalação da Copanor no Distrito de Umburaninha em Bertópolis, região nordeste do Estado.
Copanor em Umburaninha, Distrito de Bertópolis-MG. |
Foi inaugurada nessa terça-feira (8) no Distrito de Umburaninha, em Bertópolis, região do nordeste mineiro, a Copanor, depois de uma luta incessante e incansável do vereador Cau Rais (PT) e do Prefeito Anjinho Depollo (PSD).
Para acelerar o processo de instalação da Concessionária de fornecimento de água tratada, o vereador Cau Rais e o Prefeito Anjinho Depollo precisaram usar suas influências políticas junto ao Líder do Governo na Assembleia Legislativa, Deputado Estadual Durval Ângelo (PT).
A comunidade de Umburaninha está extasiada de alegria com a chegada de água tratada nas residências e muito satisfeita com o trabalho conjunto do vereador Cau Rais e do Prefeito Anjinho Depollo.
Além da estação de tratamento de água, há também a estação de tratamento de esgoto, que é de suma importância para captação dos dejetos caseiros para processamento das impurezas, evitando que o esgoto seja lançado no leito do rio Umburana, causando contaminação e poluição.
Na sede Bertópolis, o vereador Cau Rais formulou na Casa Legislativa, pedido de providências junto ao Poder Executivo, no sentido de sanar o grave problema ambiental vivenciado pela população da cidade, que um dia viveu momentos de lazer à beira do Rio Umburana e hoje amarga o descaso do poder público, que vem se arrastando ao longo de décadas, sem que houvesse uma solução para estancar tamanha agressão ao meio ambiente.
A recuperação e revitalização do Rio Umburana é um sonho para toda a comunidade e está perto de se tornar realidade. O Prefeito Anjinho viajou para a capital mineira, Belo Horizonte, para assinar um convênio em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, pautando essa questão como primordial e essencial para sobrevivência do rio Umburana, só assim todos poderão usufruir novamente da beleza, dos banhos e da exuberância do santuário do povo dos Berto, o Rio Umburana.
Além disso, Anjinho busca a retomada da construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) que servirá para a captação de todo os dejetos lançados ao ar livre e que se desembocam no leito do Rio Umburana, provocando a poluição e contaminação das suas águas.
Anjinho também tratará da situação do fornecimento da água para a população, que hoje é um grande problema enfrentado pela Copanor. A água que chega nas torneiras das casas é imprópria para o consumo, sendo de má qualidade e às vezes fétida, podendo causar doenças nos consumidores.