Cantoria de Tau Brasil realizada em Serra dos Aimorés em 2014 ocasião que Jodila Viana era Secretária de Cultura.
Minas Gerais e especialmente o Vale do Mucuri, perdeu na manhã dessa sexta-feira, 04/08, um grande ícone da música popular, o cantador e violeiro Tau Brasil, que faria um show amanhã em Águas Formosas, cidade que o projetou como artista.
O cantador Tau Brasil, nasceu em Fronteira dos Vales, carinhosamente conhecida como Pampã, e, desde muito cedo, aprendeu a tocar instrumentos de cordas, violão e viola. Ele era apaixonado pela música de raiz, também chamada de música caipira e às vezes música regional.
Tau Brasil carregava consigo os encantos do interior de Minas Gerais e dos grotões longínquos de outros Estados da Federação. Através da sua voz imponente, levava a mensagem do Brasil, vaqueiro, sertanejo, roceiro e caipira.
Uma perda irreparável para a cultura popular, porque Tau trazia na veia melodias, versos, poemas e cantorias que retratam o cotidiano da gente do campo, da gente interiorana, disse o amigo Cuca Carrieiros, Presidente da Câmara de Vereadores de Serra dos Aimorés.
Cuca, com os olhos rasos d’água, lamenta a partida precoce do cantador, mencionando que guardará para sempre uma cantoria que ele fez em Serra dos Aimorés, em 2014, oportunidade em que sua esposa, Jodila Viana, era Secretária de Cultura e trouxe Tau Brasil para fazer a apresentação artística.
Os Vales do Mucuri e Jequitinhonha lamentam profundamente essa perda irretocável. Tau Brasil era um grande baluarte da cultura popular e um inoxidável cantador e violeiro.