sexta-feira , 22 novembro 2024
InícioCulturaMinas Gerais perde um grande ícone da música popular o cantador Tau...

Minas Gerais perde um grande ícone da música popular o cantador Tau Brasil.

Cantoria de Tau Brasil realizada em Serra dos Aimorés em 2014 ocasião que Jodila Viana era Secretária de Cultura.

Minas Gerais e especialmente o Vale do Mucuri, perdeu na manhã dessa sexta-feira, 04/08, um grande ícone da música popular, o cantador e violeiro Tau Brasil, que faria um show amanhã em Águas Formosas, cidade que o projetou como artista.

O cantador Tau Brasil, nasceu em Fronteira dos Vales, carinhosamente conhecida como Pampã, e, desde muito cedo, aprendeu a tocar instrumentos de cordas, violão e viola. Ele era apaixonado pela música de raiz, também chamada de música caipira e às vezes música regional.

Tau Brasil carregava consigo os encantos do interior de Minas Gerais e dos grotões longínquos de outros Estados da Federação. Através da sua voz imponente, levava a mensagem do Brasil, vaqueiro, sertanejo, roceiro e caipira. 

Uma perda irreparável para a cultura popular, porque Tau trazia na veia melodias, versos, poemas e cantorias que retratam o cotidiano da gente do campo, da gente interiorana, disse o amigo Cuca Carrieiros, Presidente da Câmara de Vereadores de Serra dos Aimorés.

Cuca, com os olhos rasos d’água, lamenta a partida precoce do cantador, mencionando que guardará para sempre uma cantoria que ele fez em Serra dos Aimorés, em 2014, oportunidade em que sua esposa, Jodila Viana, era Secretária de Cultura e trouxe Tau Brasil para fazer a apresentação artística.

Os Vales do Mucuri e Jequitinhonha lamentam profundamente essa perda irretocável. Tau Brasil era um grande baluarte da cultura popular e um inoxidável cantador e violeiro. 

RADAR158
RADAR158
RADAR 158 é um portal interativo de notícias, que deixará o leitor inteirado dos fatos e acontecimentos de Serra dos Aimorés-MG e de toda a região do Vale do Mucuri. É um canal informativo real, verdadeiro, seguro, interessante e imparcial, envolvendo o leitor com o texto, despertando nele o gosto pela leitura. O nome é uma homenagem ao município de Serra dos Aimorés, localizada no Vale do Mucuri mineiro, que antes de se tornar cidade era conhecida como KM 158, por causa da estrada de ferro Bahia e Minas, razão da referência do lugar. O portal interativo manterá o leitor antenado em todos os noticiários políticos, policiais, culturais, esportivos, etc. O texto terá uma linguagem simples, de fácil compreensão e entendimento. Qualquer informação que o leitor queira passar ao RADAR 158, existe um canal de contato. Todas as informações são importantes e úteis para o enriquecimento dos conteúdos e das notícias. O RADAR 158 espera que o leitor aprecie o noticiário e colabore com o desenvolvimento e enriquecimento do portal de notícias, podendo contribuir e ajudar na elaboração dos textos jornalísticos.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support