quinta-feira , 18 abril 2024
Início Sem categoria Vereador Mandela propõe recurso legislativo contra Emenda 001/19 que alterou o horário...

Vereador Mandela propõe recurso legislativo contra Emenda 001/19 que alterou o horário das reuniões ordinárias e extraordinárias da Câmara Municipal de Nanuque.

Câmara muda horário das reuniões para as 14h, mas o vereador Mandela propôs um recurso legislativo que pode anular essa decisão e por conseguinte o retorno das reuniões para as 19h.

Uma proposta de alteração no Regimento Interno da Câmara Municipal de Nanuque, no Vale do Mucuri mineiro, tem trazido muita decepção e revolta na população estimada em 40.839 habitantes.

Foi apresentada a Emenda 001/19, que muda o horário das reuniões ordinárias e extraordinárias da Casa Legislativa, que desde a emancipação política da cidade, acontece sempre às 19 horas das segundas-feiras.

Com a proposta, as reuniões passaram o acontecer às 14 horas, a partir dessa segunda-feira 22 de abril, sem nem mesmo ter sido lida e aprovada a ata da reunião anterior, tampouco ter sido publicada a sua promulgação pelo Presidente.

Dos 13 vereadores que compões a Casa da Cidadania, 03 votaram contra a mudança de horário, sendo eles, Mandela, Aranha e Elienes. Outros 09 votaram a favor e o Presidente não votou, conforme reza o estatuto.

Insatisfeito com a forma de tramitação do processo legislativo, que não respeitou o Regimento Interno, no tocante ao trâmite regular, que seria a priori a apresentação e leitura da Emenda 001/19 e sua ulterior disponibilidade para a Comissão de Redação, Justiça e Legislação, a qual é responsável pela emissão do competente parecer acerca da legalidade ou ilegalidade do rito processual. 

Nesse diapasão, se a Comissão tivesse emitido parecer favorável ao prosseguimento da matéria para a apreciação e votação do Egrégio Plenário, aí sim, a proposta de emenda seria votada em 1ª votação, isso posto, se nenhum vereador requeresse vistas para análise minuciosa e criteriosa da matéria em comento, podendo ser apresentada uma emenda modificativa, supressiva ou aditiva, conforme previsto no Regimento Interno.

Se a proposta tivesse seguido o rito normal, depois de exaurido essas etapas acima, é que ela seguiria para a 2ª votação  e caso houvesse aprovação da maioria, o Presidente respeitando o que está contido no Regimento Interno e por força das suas atribuições promulgaria a emenda, transformando-a em parte integrante do próprio Regimento Interno.

Todavia, não foi isso que aconteceu, segundo informações do vereador Mandela, houve um atropelo ao Regimento Interno, um desrespeito com os Edis e um descaso com a população, que elegeu uma Câmara de vereadores que fosse capaz de representa-la, que fosse defender os interesses coletivos, os interesses de todos, porém, com essa proposta o que se viu foi o vereador legislar em causa própria, defender o próprio interesse pessoal em detrimento do interesse da coletividade.

O vereador Mandela, o mais fervoroso defensor do povo nanuquense, não votou, não aceitou e não acatou a decisão da mudança de horário das reuniões, apresentando um recurso legislativo para anular a emenda 001/19, considerada absurda, desastrosa e prejudicial a todos os munícipes.

Essa emenda é uma verdadeira canalhice no sentido literário da palavra, pois, vai de encontro à coisa mais preciosa da Democracia, o direito de exercer a cidadania, que dessa forma está sendo tolhido por aqueles que deveriam zelar, cuidar e proteger o bem público. 

Vale a pena ressaltar, que os únicos vereadores que votaram contra essa aberração foram os vereadores Mandela, autor do recurso legislativo que pede a nulidade da emenda 001/19, fazendo valer o direito do povo de participar das decisões políticas da cidade. Além dele, Aranha e Elienes se posicionam contrários à proposta de mudança de horário.

Os vereadores Gilson Coleta, Gilmar Alemão, Valdemar Favoretti, Rufino Caires, Sidnei do Frisa, Nininha Rosilene, Marcelo Félix, Pastor Carlos Lucas e Professora Suzi votaram a favor dessa bizarrice. O Presidente Solon, um dos autores do que está sendo chamado pela população de canalhice, foi o único que não votou, se pudesse votar seria favorável, mas não votou porque assim reza o Regimento Interno.

A população nanuquense está muito satisfeita com a atuação do Legislador Mandela e esperançosa que as reuniões voltarão a ser no horário habitual. Além das cobranças salutares e imprescindíveis que faz, sempre oportunas e pontuais em face da Administração do Prefeito Roberto de Jesus, Mandela  corta na própria carne, desafiando os Edis a cumprirem seus compromissos com a comunidade, cobrando dos seus pares responsabilidades e respeito com o próprio Poder Legislativo, com o Regimento Interno e principalmente com quem os elegeram, maior soberano  de todos, o povo.

 

Avatar
RADAR158
RADAR 158 é um portal interativo de notícias, que deixará o leitor inteirado dos fatos e acontecimentos de Serra dos Aimorés-MG e de toda a região do Vale do Mucuri. É um canal informativo real, verdadeiro, seguro, interessante e imparcial, envolvendo o leitor com o texto, despertando nele o gosto pela leitura. O nome é uma homenagem ao município de Serra dos Aimorés, localizada no Vale do Mucuri mineiro, que antes de se tornar cidade era conhecida como KM 158, por causa da estrada de ferro Bahia e Minas, razão da referência do lugar. O portal interativo manterá o leitor antenado em todos os noticiários políticos, policiais, culturais, esportivos, etc. O texto terá uma linguagem simples, de fácil compreensão e entendimento. Qualquer informação que o leitor queira passar ao RADAR 158, existe um canal de contato. Todas as informações são importantes e úteis para o enriquecimento dos conteúdos e das notícias. O RADAR 158 espera que o leitor aprecie o noticiário e colabore com o desenvolvimento e enriquecimento do portal de notícias, podendo contribuir e ajudar na elaboração dos textos jornalísticos.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support