terça-feira , 25 janeiro 2022
Início Social 100 índios Maxakali de Bertópolis e Santa Helena de Minas fazem identidades...

100 índios Maxakali de Bertópolis e Santa Helena de Minas fazem identidades a pedido do Juiz de Direito Matheus Moura Matias Miranda.

PCMG realiza trabalho de confecção de identidade para os índios Maxakali de Bertópolis e Santa Helena de Minas.

Os índios Maxakali divididos em duas tribos, Pradinho em Bertópolis e Água Boa em Santa Helena de Minas, ambas no Vale do Mucuri, região Nordeste de Minas Gerais, são identificados na sua maioria apenas pela diferente cor de pele e aspecto físico franzino.

A identificação civil é coisa raríssima para os Maxakali, todavia, a pedido do Juiz da Comarca de Águas Formosas, Matheus Moura Matias Miranda, 100 indígenas tiraram suas carteiras de identidade na Delegacia de Polícia Civil da mesma cidade.

Esse trabalho só foi possível por intermédio do Magistrado Matheus, que tem os olhos voltados para a causa indígena e buscou junto ao Setor de Identificação da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Nanuque a viabilidade de execução do serviço.

Vale ressaltar que o Setor de Identificação de Nanuque tem à sua frente o Investigador de Polícia Géson Carrieiros, que vem prestando um serviço de excelência ao lado dos colegas André Portugal na Sede e de Thiago em Carlos Chagas. A sociedade nanuquense e das cidades circunvizinhas enaltece esse trabalho de grande envergadura social.

Segundo informações, Géson pegou o Setor de Identificação com muitas pendências e demandas incalculáveis. Com muita competência, esmero e dinamismo o investigador transformou o Setor de Identidade.

Hoje, Nanuque é referência no Estado de Minas Gerais no quesito confecção de identidade. Com uma média diária de 20 a 25 identidades, que são feitas e entregues no mesmo dia, a demanda tem aumentado consideravelmente e a procura de cidadãos de várias cidades tanto do Vale do Mucuri quanto do Sul da Bahia e Norte do Espírito Santo são constantes.

Há relatos de pessoas que deslocam até 400 km para irem a Nanuque para fazerem identidade, documento de suma importância na vida. Até gente de Porto Seguro, terra do Descobrimento, se aporta em Nanuque para tirar a identidade porque sabe que o trabalho é de excelência, faz e recebe na hora o documento, graças ao trabalho de Géson Carrieiros e André Portugal, que não medem esforços na prestação do serviço, referência na região da tríplice fronteira e em todo o Estado de Minas Gerais.

 

RADAR158
RADAR 158 é um portal interativo de notícias, que deixará o leitor inteirado dos fatos e acontecimentos de Serra dos Aimorés-MG e de toda a região do Vale do Mucuri. É um canal informativo real, verdadeiro, seguro, interessante e imparcial, envolvendo o leitor com o texto, despertando nele o gosto pela leitura. O nome é uma homenagem ao município de Serra dos Aimorés, localizada no Vale do Mucuri mineiro, que antes de se tornar cidade era conhecida como KM 158, por causa da estrada de ferro Bahia e Minas, razão da referência do lugar. O portal interativo manterá o leitor antenado em todos os noticiários políticos, policiais, culturais, esportivos, etc. O texto terá uma linguagem simples, de fácil compreensão e entendimento. Qualquer informação que o leitor queira passar ao RADAR 158, existe um canal de contato. Todas as informações são importantes e úteis para o enriquecimento dos conteúdos e das notícias. O RADAR 158 espera que o leitor aprecie o noticiário e colabore com o desenvolvimento e enriquecimento do portal de notícias, podendo contribuir e ajudar na elaboração dos textos jornalísticos.

Most Popular

Prefeito de Serra dos Aimorés Iran Cordeiro assina contrato para recuperação do asfalto da Avenida São Francisco no Bairro Panorama.

A tão esperada obra de recapeamento do asfalto da Avenida São Francisco no Bairro Panorama, em Serra dos Aimorés, finalmente ganhou contornos reais na...

Operação Sigrun das polícias Civil e Militar prende quatro pessoas em Serra dos Aimorés..

Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar de Minas Gerais denominada "Sigrun" prendeu quatro homens e apreendeu um menor na cidade de Serra...

Índios Maxakali sofrem assalto a caminho da Aldeia Água Boa em Santa Helena de Minas.

Quatro indígenas Maxakali, pertencentes à Aldeia Água Boa, localizada na zona rural de Santa Helena de Minas, sofreram um assalto quando caminhavam pela estrada...

Câmara de vereadores de Bertópolis faz devolução de repasse do duodécimo para a Prefeitura Municipal.

Pela primeira vez na história política de Bertópolis, a Câmara de vereadores faz uma devolução vultuosa de repasse do duodécimo para a Prefeitura. O...