quarta-feira , 26 janeiro 2022
Início Política Pela primeira vez na história dois índios Maxakali são eleitos vereadores em...

Pela primeira vez na história dois índios Maxakali são eleitos vereadores em Bertópolis no Vale do Mucuri.

Aldeia do Pradinho será representada por dois índios Maxakali no Poder Legislativo de Bertópolis no Vale do Mucuri mineiro.

Um fato inédito ocorreu na eleição municipal de Bertópolis, no Vale do Mucuri, região nordeste de Minas Gerais, dois índios da Aldeia do Padrinho pertencentes à etnia Maxakali, foram eleitos vereadores para o pleito 2021/2024.

Damazinho Maxakali foi eleito pelo PT com 182 votos,  correspondendo a 5,58% do resultado apurado de votos válidos, enquanto Reginaldo Maxakali obteve 122 votos, atingindo 3,74% do total de votos consagrados nas urnas, também eleito pelo PT.

Vale a pena lembrar que Damazinho Maxakali é formado em Pedagogia pela UFMG e trabalha como professor na rede municipal de ensino de Bertópolis, ensinando a língua Maxakali para os alunos não índios.

Reginaldo Maxakali exerce liderança na Aldeia Padrinho e é o coordenador de educação para as crianças indígenas da tribo. Os dois indígenas terão um papel fundamental dentro da sociedade bertopolense como autoridades do Parlamento Municipal.

O prefeito reeleito Anjinho Depolo (PSD), disse que se sente realizado e feliz em vê dois companheiros da etnia Maxakali ocupando lugar de destaque na política local.

Anjinho que desde o 1º mandato (2017/2020) abraçou a causa indígena e sempre buscou uma interação social de convívio pacífico e harmônico entre índios e não índios, agora está lisonjeado e completamente extasiado com tamanha façanha dos Maxakali.

Bertópolis, tradicionalmente berço do PT no Vale do Mucuri, agora terá três representantes da sigla no Parlamento Municipal, além de Damazinho e Reginaldo, o vereador Cau Rais foi reeleito para ocupar o 3º mandato consecutivo.

 

 

RADAR158
RADAR 158 é um portal interativo de notícias, que deixará o leitor inteirado dos fatos e acontecimentos de Serra dos Aimorés-MG e de toda a região do Vale do Mucuri. É um canal informativo real, verdadeiro, seguro, interessante e imparcial, envolvendo o leitor com o texto, despertando nele o gosto pela leitura. O nome é uma homenagem ao município de Serra dos Aimorés, localizada no Vale do Mucuri mineiro, que antes de se tornar cidade era conhecida como KM 158, por causa da estrada de ferro Bahia e Minas, razão da referência do lugar. O portal interativo manterá o leitor antenado em todos os noticiários políticos, policiais, culturais, esportivos, etc. O texto terá uma linguagem simples, de fácil compreensão e entendimento. Qualquer informação que o leitor queira passar ao RADAR 158, existe um canal de contato. Todas as informações são importantes e úteis para o enriquecimento dos conteúdos e das notícias. O RADAR 158 espera que o leitor aprecie o noticiário e colabore com o desenvolvimento e enriquecimento do portal de notícias, podendo contribuir e ajudar na elaboração dos textos jornalísticos.

Most Popular

Prefeito de Serra dos Aimorés Iran Cordeiro assina contrato para recuperação do asfalto da Avenida São Francisco no Bairro Panorama.

A tão esperada obra de recapeamento do asfalto da Avenida São Francisco no Bairro Panorama, em Serra dos Aimorés, finalmente ganhou contornos reais na...

Operação Sigrun das polícias Civil e Militar prende quatro pessoas em Serra dos Aimorés..

Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar de Minas Gerais denominada "Sigrun" prendeu quatro homens e apreendeu um menor na cidade de Serra...

Índios Maxakali sofrem assalto a caminho da Aldeia Água Boa em Santa Helena de Minas.

Quatro indígenas Maxakali, pertencentes à Aldeia Água Boa, localizada na zona rural de Santa Helena de Minas, sofreram um assalto quando caminhavam pela estrada...

Câmara de vereadores de Bertópolis faz devolução de repasse do duodécimo para a Prefeitura Municipal.

Pela primeira vez na história política de Bertópolis, a Câmara de vereadores faz uma devolução vultuosa de repasse do duodécimo para a Prefeitura. O...