O maior líder político de todos os tempos, de Serra dos Aimorés, no Vale do Mucuri mineiro, o ex-prefeito Célio Pinto, completa nessa terça-feira 22, 78 anos de vida.
Célio Alves Pinto nasceu no dia 22 de janeiro de 1942, na cidade mineira de Felisburgo, no Vale do Jequitinhonha. Seus pais eram o senhor Uldurico Pinto e a senhora Aracy Alves Pinto.
Expoente na articulação política, venceu todas as eleições que disputou para o Executivo Municipal de Serra dos Aimorés. Foi Prefeito nos pleitos 1983-1988, 1993-1996, 2005-2008 e 2009-2012, tendo ainda emplacado alguns nomes na sua sucessão.
Durante a sua trajetória como homem público, Célio Pinto ganhou notoriedade e respeito entre os políticos das três esferas, municipal, estadual e federal, adquirindo muito prestígio na entre seus pares.
Homem ímpar, de personalidade forte, tratava os seus aliados de forma aprazível e amistosa e era sempre protetor. Com os seus adversários ele era implacável e impiedoso. Como uma águia, conseguia enxergar todas as veredas que a política oferecia e sempre tinha um trunfo para vencer os inimigos.
Contam que em Serra dos Aimorés tem um divisor de águas e o principal duto chama-se Célio Pinto. A escrita será sempre profética e comparativa é que existe uma Serra antes de Célio e outra Serra depois de Célio. Dizem inclusive, que tudo que existe na cidade foi ele que construiu, um grande exagero se se considerar que outros gestores deixaram as suas marcas.
Ele é um titã e em vida virou lenda. Ninguém conta uma prosa, um fato, um acontecimento que o nome desse gigante colossal não seja lembrado. Foram muitas conquistas, muitas vitórias, muitas articulações para se tornar referência para todos, para virar o maior expoente político de Serra dos Aimorés, quiçá da região do Vale do Mucuri.
Os aliados amam esse homem visionário, que sempre esteve à frente do seu tempo. Trabalhador incansável, arrojado, combatente, dinâmico, astuto e audacioso, sempre ousava mais por Serra dos Aimorés. Os adversários o odiavam, talvez ainda o odeiam, mas admitiam e admiravam a capacidade de liderança que ele exercia.
Ainda hoje, no auge dos seus 78 anos, Célio Pinto é ativo na política, sempre atento com as questões da administração municipal e continua sendo inspiração para iniciantes e veteranos que buscam um espaço no coração do eleitor, coisa que Célio Pinto cativou ao longo de 30 anos de carreira política consolidada e da sua longevidade inoxidável.