Na manhã desse sábado 21, a Polícia Civil de Nanuque realizou uma operação batizada de “papai Noel”, em combate aos crimes de roubo e receptação, tendo como alvo um grupo criminoso que vem agindo na região de tríplice fronteira, Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo.
Os criminosos planejavam e executavam vários assaltos a casas lotéricas e agências dos Correios da região.
As cidades mineiras de Nanuque e Serra dos Aimorés, Lajedão na Bahia, Montanha, Mucurici e Ponto Belo no Espírito Santo, foram alvos dos criminosos, que agiam de forma orquestrada e bem organizada.
Os policiais civis da Delegacia anti Furtos e Roubos de Nanuque, começaram as investigações há alguns meses atrás, buscando a identificação dos bandidos, através de imagens dos circuitos internos de monitoramentos das casas lotéricas e agências dos Correios, perfis nas redes sociais e “modus operandi” nas ações delituosas.
Os investigadores fizeram cruzamentos de dados e chegaram à conclusão de que se tratava de uma quadrilha radicada em Nanuque, com atuação nos três Estados limítrofes, Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo. Um funcionário da Eletro Zema de Nanuque também faz parte do grupo criminoso.
Ele teria repassado informações de um carregamento de eletro eletrônicos que chegaria à Loja Eletro Zema de Nanuque, mas foi interceptado e roubado pelos seus parceiros do crime na BR-418, antes de chegar ao destino.
O suspeito foi preso preventivamente e durante cumprimento de mandado de busca e apreensão na sua residência, vários televisores, celulares, dentre outros objetos, roubados na BR-418 foram recuperados, o que não deixa dúvidas da sua participação nos crimes praticados pela quadrilha.
Foi feito rastreamento dos objetos roubados e os policiais civis conseguiram chegar a várias pessoas que teriam adquirido aparelhos celulares de um mesmo vendedor, utilizando-se de uma única nota fiscal para cada celular vendido. Esse vendedor pegava os celulares com o funcionário da Eletro Zema, para revender e dividir os lucros.
Outras pessoas que souberam da operação “papai Noel” procuraram a Delegacia de Polícia Civil espontaneamente para devolveram os celulares, mostrando a boa fé. A alusão a essa operação se deve aos festejos natalinos, onde famílias e amigos se reúnem para confraternizar e trocarem presentes.
A Polícia Civil de Nanuque deu uma resposta para a sociedade, trazendo paz e tranquilidade, agindo como um verdadeiro “papai Noel”, presenteando a todos com essa operação bem sucedida, alusiva aos festejos de fim de ano.