A aldeia Pradinho Maxakali, localizada no Município de Bertópolis, na região nordeste de Minas Gerais, comemora hoje, dia 05 de setembro, o dia internacional da mulher indígena. Força, resistência e resiliência são as palavras de ordem dessas guerreiras.
A data comemorativa foi instituída em 1983 na Bolívia, durante um encontro de organizações e movimentos da América. A escolha não é aleatória, em 05 de setembro de 1782 aconteceu uma rebelião anticolonial no Peru e a indígena Bartolina Sisa foi morta e esquartejada.
A Prefeitura Municipal de Bertópolis, através da Secretaria de Cultura, vem desenvolvendo um trabalho fundamental na vida dos Maxakali, promovendo respeito e dignidade a esse centenário povo do canto.
Uma administração igualitária, movida pela união dos desiguais, assim resume o Prefeito Anjinho Depolo, que vem fazendo história na cidade, pois, além de disseminar o respeito, promover ações paritárias, desenvolver ações peculiares dos indígenas, o que mais ele prega no seu governo é a preservação de um povo e de uma história que ainda resiste ao tempo.