A cidade de Nanuque, no Vale do Mucuri, perde um dos seus moradores mais ilustres, Antônio Gomes de Araújo, o popular Tonho do óleo, que faleceu nessa terça-feira 28. Ele havia completado 71 anos anteontem dia 27.
Tonho do óleo era natural de Medeiros Neto, no sul da Bahia, mas muito jovem migrou-se para Nanuque, onde fez morada e criou raízes. Há décadas tem uma oficina especializada em retífica de motores, além de executar serviços na seara mecânica de automóveis e caminhões, o que lhe rendeu reconhecimento por toda a região da tríplice fronteira.
Por causa da dedicação ao trabalho, honestidade com os clientes e amigos, simpatia, simplicidade e por ter um coração bondoso do tamanho do mundo, Tonho do óleo se projetou na política, se lançando candidato a uma cadeira para o Parlamento, vencendo uma das 11 vagas em disputa, na eleição 2012.
Tonho do óleo foi eleito para o pleito legislativo 2013/2016 pelo PRB (Partido Republicano Brasileiro), obtendo 497 votos, sendo o 8º vereador mais votado entre os 11 eleitos. Tentou a reeleição em 2016, mas não teve o mesmo sucesso nas urnas, alcançando apenas 273 votos, ficando como 1º suplente da sua coligação.
Os nanuquenses estão consternados com a família de Tonho do óleo, que partiu, deixando um grande legado de retidão e honestidade, escrevendo seu nome na história da cidade e nos anais do Poder Legislativo.