quarta-feira , 10 julho 2024
Início Sem categoria Prefeito de Bertópolis, Anjinho Depolo, comemora o dia internacional dos povos indígenas...

Prefeito de Bertópolis, Anjinho Depolo, comemora o dia internacional dos povos indígenas na Aldeia Maxakali.

Anjinho Depolo, Prefeito de Bertópolis, no Vale do Mucuri mineiro, passa o dia na Aldeia Maxakali, para comemorar o dia internacional dos povos indígenas. Anjinho valoriza muito a cultura desse povo centenário, que até hoje preserva as suas raízes e tradições.

Os indígenas Maxakali estão entre poucos no Brasil que ainda resistem ao tempo moderno, mantendo conservada a linguagem própria de seu povo, que é passada de geração a geração. 

A data 09 de agosto foi estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas), para celebrar mundialmente o reconhecimento das relações entre índios e não índios, além de alertar para o cuidado que se deve ter com esses povos, que ainda carecem de direitos básicos fundamentais para a sobrevivência.

Levantamentos da própria ONU estimam que a população indígena em todo o mundo gira em torno de 5% (cinco por cento) o que representa uma população na ordem de 370 milhões. Ainda segundo a ONU, esses povos compõem 1/3 (um terço) dos povos mais pobres do mundo e estão expostos a todo tipo de sorte, como doenças, discriminação, perseguições, ameaças dos seus territórios legitimamente demarcados, além de baixa expectativa de vida.

Muito preocupada com a dignidade dos povos indígenas, a ONU aprovou no dia 07 de setembro de 2007, a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, que visa como escopo,  garantir e reafirmar os direitos básicos desses povos em todo o mundo e serve como instrumento de sanção aos países e governos que descumprirem tais direitos.

Mais importante do que comemorar simbolicamente o dia internacional dos povos indígenas é a população levantar uma bandeira em prol desses povos tão sofridos, maltratados e cerceados nos seus direitos básicos, pautando uma agenda de lutas e reivindicações que garantam a todos os índios do Brasil e do mundo viverem em paz, em harmonia e que tenham seus direitos respeitados e protegidos por lei. 

Nunca antes na história política de Bertópolis um prefeito deu tanta atenção e de forma tão especial aos povos indígenas Maxakali, como Anjinho Depolo vem dando no seu governo. Junto com a Secretaria Municipal de Cultura, que tem à frente o jovem visionário Gustavo Carrieiros, o prefeito está tentando criar e implantar o Museu do Índio, para expor seus artesanatos e obras e preservar a memória e história centenária desses povos resilientes que resistem ao tempo.

Avatar
RADAR158
RADAR 158 é um portal interativo de notícias, que deixará o leitor inteirado dos fatos e acontecimentos de Serra dos Aimorés-MG e de toda a região do Vale do Mucuri. É um canal informativo real, verdadeiro, seguro, interessante e imparcial, envolvendo o leitor com o texto, despertando nele o gosto pela leitura. O nome é uma homenagem ao município de Serra dos Aimorés, localizada no Vale do Mucuri mineiro, que antes de se tornar cidade era conhecida como KM 158, por causa da estrada de ferro Bahia e Minas, razão da referência do lugar. O portal interativo manterá o leitor antenado em todos os noticiários políticos, policiais, culturais, esportivos, etc. O texto terá uma linguagem simples, de fácil compreensão e entendimento. Qualquer informação que o leitor queira passar ao RADAR 158, existe um canal de contato. Todas as informações são importantes e úteis para o enriquecimento dos conteúdos e das notícias. O RADAR 158 espera que o leitor aprecie o noticiário e colabore com o desenvolvimento e enriquecimento do portal de notícias, podendo contribuir e ajudar na elaboração dos textos jornalísticos.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support