Três municípios mineiros terão eleições suplementares neste domingo 03 por força de determinação judicial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ipatinga no Vale do Aço, Ganhães e Pocrane no Vale do Rio Doce. Nas três cidades os mandatos eletivos dos prefeitos e vice-prefeitos foram cassados.
Em todo o Brasil 20 cidades realização eleições suplementares, além das três mineiras, teremos eleições em João Câmara (RN), Pedro Avelino (RN), São José do Campestre (RN), Parazinho (RN), Galinhos (RN), Tianguá (CE), Frecherinha (CE), Santana do Cariri (CE), Umari (CE), Pirapora do Bom Jesus (SP), Bariri (SP), Turmalina (SP), Jeremoabo (BA), Teresópolis (RJ), Bom Jesus (RS), Niquelândia (GO) e Vilhena (RO).
A novidade nessas eleições suplementares será na disputa eleitoral para Governador do Tocatins, que terá um estrangeiro como um dos 7 concorrentes ao cargo. Se for eleito será o primeiro Governador do Brasil de outra nacionalidade. O empresário Carlos Amastha é nascido na Barraquilla na Colômbia e se naturalizou brasileiro em 1990. Ele foi eleito prefeito de Palmas em 2012 e reeleito em 2016. As duas eleições ele venceu no primeiro turno. Em abril Amastha renunciou ao mandato de prefeito da capital do Tocantins para concorrer à vaga de Governador do Estado.
Um Ex-juiz Eleitoral idealizador da Lei Ficha Limpa, que impede que réus condenados em 2ª Instância possam se candidatar em eleições, Márlon Reis (Rede) também vai colocar o seu nome para a apreciação da população tocantinense. Haverá também um Procurador da República, Mário Lúcio Avelar (PSOL) e a Senadora da República pelo Tocantins Kátia Abreu (PDT), que ocupou o Ministério da Agricultura no Governo da Ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
O Governador cassado Marcelo Miranda (MDB) e a vice Cláudia Lélis (PV) perderam os seus respectivos cargos por crime eleitoral de arrecadação ilícita de recursos na campanha de 2014. Na ocasião, a Polícia Civil de Goiás apreendeu 500 mil reais e uma mochila com material publicitário além de contratos simulados da movimentação financeira da campanha. Segundo denúncia do Ministério Público Eleitoral, o dinheiro fazia parte de caixa 2, que significa que houve captação de recursos de forma escusa, ilícita e injustificável.
Em Minas Gerais, outras três cidades ainda realizarão eleições complementares no dia 24 de junho. Santa Luzia na região metropolitana de Belo Horizonte, Timóteo no Vale do Aço e Itanhomi no Vale do Rio Doce.