Anjinho Depolo, Prefeito de Bertópolis, no Vale do Mucuri mineiro, passa o dia na Aldeia Maxakali, para comemorar o dia internacional dos povos indígenas. Anjinho valoriza muito a cultura desse povo centenário, que até hoje preserva as suas raízes e tradições.
Os indígenas Maxakali estão entre poucos no Brasil que ainda resistem ao tempo moderno, mantendo conservada a linguagem própria de seu povo, que é passada de geração a geração.
A data 09 de agosto foi estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas), para celebrar mundialmente o reconhecimento das relações entre índios e não índios, além de alertar para o cuidado que se deve ter com esses povos, que ainda carecem de direitos básicos fundamentais para a sobrevivência.
Levantamentos da própria ONU estimam que a população indígena em todo o mundo gira em torno de 5% (cinco por cento) o que representa uma população na ordem de 370 milhões. Ainda segundo a ONU, esses povos compõem 1/3 (um terço) dos povos mais pobres do mundo e estão expostos a todo tipo de sorte, como doenças, discriminação, perseguições, ameaças dos seus territórios legitimamente demarcados, além de baixa expectativa de vida.
Muito preocupada com a dignidade dos povos indígenas, a ONU aprovou no dia 07 de setembro de 2007, a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, que visa como escopo, garantir e reafirmar os direitos básicos desses povos em todo o mundo e serve como instrumento de sanção aos países e governos que descumprirem tais direitos.
Mais importante do que comemorar simbolicamente o dia internacional dos povos indígenas é a população levantar uma bandeira em prol desses povos tão sofridos, maltratados e cerceados nos seus direitos básicos, pautando uma agenda de lutas e reivindicações que garantam a todos os índios do Brasil e do mundo viverem em paz, em harmonia e que tenham seus direitos respeitados e protegidos por lei.
Nunca antes na história política de Bertópolis um prefeito deu tanta atenção e de forma tão especial aos povos indígenas Maxakali, como Anjinho Depolo vem dando no seu governo. Junto com a Secretaria Municipal de Cultura, que tem à frente o jovem visionário Gustavo Carrieiros, o prefeito está tentando criar e implantar o Museu do Índio, para expor seus artesanatos e obras e preservar a memória e história centenária desses povos resilientes que resistem ao tempo.