A política de Serra dos Aimorés, no Vale do Mucuri mineiro, sempre foi marcada pela polarização do grupo político do prefeito contra outras agremiações descontentes com o governo municipal e sempre o prefeito foi majoritário nas campanhas de deputados estadual e federal.
Dessa vez houve um revés, Edgar da Baixada, que ficou em segundo lugar na eleição municipal de 2016 postulante ao cargo de prefeito na época, perdendo por apenas 180 votos, numa eleição dividida em quatro segmentos, volta ao cenário político atual como o grande vencedor nas eleições majoritárias de deputados, emplacando um desconhecido Fred Costa como deputado federal obtendo 679 votos, enquanto o prefeito amargou o segundo lugar com 659 e o vice que tende a enveredar por uma carreira solo conseguiu apenas 373 votos para o seu federal.
Entre os estaduais o candidato de Edgar da Baixada, Neilando Pimenta, também superou os concorrentes, obtendo 694 votos, deixando para trás o candidato do prefeito, Carlos Pimenta, com 673 votos e o do vice prefeito, Dr Jean Freire, que teve 427 votos.
Dessa forma, o povo mostra que alguma coisa está fora da ordem e Edgar da Baixada alçou voos numa campanha sem recursos financeiros contra o poderio da máquina administrativa, vencendo as eleições majoritárias de forma inédita e espetacular, com os dois deputados apresentados para a população, sendo os campeões de votos. Isso demonstra a sua força política e o quanto ele é querido e assediado por todos.
Moradores da cidade eufóricos com o resultado das urnas já clamam o nome de Edgar da Baixada para concorrer ao cargo de prefeito em 2020. Todos são unânimes nessa corrente de pensamento. O futuro político de Edgar da Baixada está traçado e ele sabe da sua potencialidade de votos e como agregar agremiações de diferentes ideologias partidárias.
Vale lembrar que é a primeira vez que um futuro postulante ao cargo de prefeito conquista os corações dos eleitores de forma esplêndida e apaixonante. O clamor pelo nome de Edgar da Baixada ecoa pelos quatro cantos da cidade, onde se vai só ouve a mesma voz, Edgar da Baixada tem que ser o próximo prefeito, ele é humilde, gente da gente, conhece os problemas da cidade e não foge à luta.
As urnas mostraram a consagração de Edgar da Baixada como a maior liderança política na atualidade em Serra dos Aimorés, desbancando os coronéis da política, a elite da política e mostrando para o povo que é possível vencer eleição sem dinheiro, sem compra de votos, sem cestas básicas, com propostas e projetos que beneficiem a todos e não apenas meia dúzia de pessoas.