Uma operação em combate a crimes violentos foi desencadeada pelas Policias Civil e Militar de Nanuque, no Vale do Mucuri mineiro, na manhã dessa sexta-feira 14. O nome da operação, Falcífer, vem do latim e significa “o portador da foice“, uma alusão à morte, ou àquele que causa mortes.
Nanuque que está localizada numa região fronteiriça de estados, entre Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo, vive dias de pandemônio com a criminalidade em ascensão, cada vez mais, adolescentes e jovens nanuquenses são assediados e recrutados por bandidos de alta periculosidade, para se ingressarem no universo do crime.
No início do ano, a cidade foi tomada por uma onde de crimes violentos, até uma criança de 1 ano e 6 meses foi vítima da barbárie, sendo assassinada no colo do pai, que também morreu assassinado. Segundo informações, ele tinha envolvimento no tráfico de drogas e em vários homicídios tentados e consumados na cidade.
A operação de hoje contou com um efetivo de 120 policiais civis e militares e um aparato de logística impactante, sendo uma aeronave e vários cães farejadores. Foram expedidos pela Justiça, três mandados de prisão e 32 mandados de busca e apreensão.
Segundo informações, a maioria dos homicídios tem relação com o submundo do tráfico de drogas. É uma linha tênue, quase sempre termina com a morte, representada pela figura lendária de um fantasma sem rosto, vestido com capa preta e capuz e carrega uma foice na mão.