quarta-feira , 26 janeiro 2022
Início Saúde Covid-19 o vírus que parou o mundo inteiro.

Covid-19 o vírus que parou o mundo inteiro.

Covid-19 o vírus que está assustando o mundo inteiro.

De tempos em tempos o mundo sofre com algum surto de epidemia que dizima milhares de pessoas em determinada localidade ou região, depois se cristaliza, estabiliza e às vezes desaparece para sempre. Outras atingem o apogeu da disseminação, entra em declive, se cristaliza e é devidamente controlada.

No século XIV, a peste negra considerada a maior epidemia da história da humanidade, dizimou entre 70 e 200 milhões de pessoas. Um terço dos europeus morreram por causa da doença, que atingiu também o continente asiático e parte da África.

A transmissão da peste negra se dava através das pulgas dos ratos, que encontravam ambiente insalubre e sujo para proliferação. Com o melhoramento do saneamento das cidades e higienização dos habitantes, houve uma diminuição acentuada dos ratos urbanos, contribuindo para o combate da epidemia.

Durante a primeira guerra mundial (1914-1918), quem assombrou o mundo não foi os combates e nem os combatentes e sim a gripe espanhola, que matou em torno de 50 milhões de pessoas. Até o Presidente do Brasil à época, Rodrigo Alves, morreu vítima dessa epidemia. Estima-se que no mundo todo 500 milhões de pessoas teriam sido infectadas pelo vírus influenza, causador da gripe.

O nome gripe espanhola foi porque a imprensa da Espanha, país que não participou da guerra, fez a cobertura e notou que civis estavam adoecendo e morrendo em escalas alarmantes. Todos os exércitos confinados nos campos de batalhas foram atingidos pela epidemia.

Outra doença que causou um surto vertiginoso foi a tuberculose, que no auge entre 1890 e 1950 atingiu 1 bilhão de pessoas. É uma doença altamente contagiosa que surgiu na Antiguidade e sobrevive até os dias atuais. A transmissão se dá por vias respiratórias de pessoa para pessoa, atacando principalmente os pulmões, provocando tosses crônicas, escarros, expelição de sangue e perda de peso.

A varíola foi erradicada na década de 80 do século XX, mas atormentou a humanidade por quase 3 mil anos. Entre 1896 a 1980 calcula-se que 300 milhões de pessoas morreram em decorrência dessa epidemia.

A transmissão se dava por vias respiratórias. Personalidades famosas da História foram vítimas da chamada “bexiga”, como por exemplo, Ramsés II, faraó egípcio, a rainha Maria II da Inglaterra e o Rei Luis XV da França.

Uma das doenças mais recentes não menos letal, a AIDS atingiu seu pique máximo no fim da década de 80 e início da década de 90. É uma doença incurável que se transmite basicamente através de relação sexual ou em contato com sangue contaminado. Matou em todo o mundo em torno de 21 milhões de pessoas. Hodiernamente, é controlada através de coquetéis de medicamentos.

Tem ainda a gripe suína, causada pelo vírus H1N1, surgido no México em 2009 atingido 1,4 bilhões de pessoas, vindo a matar 500 mil delas. O fim da pandemia se deu em 2010 com a descoberta da vacina que é distribuída na rede pública de saúde.

Ebola que virou tema de filme assustou a todos causando impacto até na economia mundial. Transmitido através do ebolavírus e a taxa de mortalidade gira em 90%. O vírus é adquirido por sangue contaminado seja humano ou animal.

O vírus que mais tá causando terror é o coronavírus, covid-19, que teve o pique do surto na China e se esparramou para todo o mundo como um rastilho de pólvora, em escalas alarmantes. É um vírus invisível e se transmite através do contato físico entre pessoas.

A contaminação se dá através das mãos que pode passar nos olhos, nas narinas e boca ou por vias respiratórias. Por isso, a recomendação básica é a higienização das mãos ao manusear alimentos e objetos e ficar em isolamento social, assim evitar contato direto entre as pessoas reduzindo a chance de sobrevida do vírus.

RADAR158
RADAR 158 é um portal interativo de notícias, que deixará o leitor inteirado dos fatos e acontecimentos de Serra dos Aimorés-MG e de toda a região do Vale do Mucuri. É um canal informativo real, verdadeiro, seguro, interessante e imparcial, envolvendo o leitor com o texto, despertando nele o gosto pela leitura. O nome é uma homenagem ao município de Serra dos Aimorés, localizada no Vale do Mucuri mineiro, que antes de se tornar cidade era conhecida como KM 158, por causa da estrada de ferro Bahia e Minas, razão da referência do lugar. O portal interativo manterá o leitor antenado em todos os noticiários políticos, policiais, culturais, esportivos, etc. O texto terá uma linguagem simples, de fácil compreensão e entendimento. Qualquer informação que o leitor queira passar ao RADAR 158, existe um canal de contato. Todas as informações são importantes e úteis para o enriquecimento dos conteúdos e das notícias. O RADAR 158 espera que o leitor aprecie o noticiário e colabore com o desenvolvimento e enriquecimento do portal de notícias, podendo contribuir e ajudar na elaboração dos textos jornalísticos.

Most Popular

Prefeito de Serra dos Aimorés Iran Cordeiro assina contrato para recuperação do asfalto da Avenida São Francisco no Bairro Panorama.

A tão esperada obra de recapeamento do asfalto da Avenida São Francisco no Bairro Panorama, em Serra dos Aimorés, finalmente ganhou contornos reais na...

Operação Sigrun das polícias Civil e Militar prende quatro pessoas em Serra dos Aimorés..

Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar de Minas Gerais denominada "Sigrun" prendeu quatro homens e apreendeu um menor na cidade de Serra...

Índios Maxakali sofrem assalto a caminho da Aldeia Água Boa em Santa Helena de Minas.

Quatro indígenas Maxakali, pertencentes à Aldeia Água Boa, localizada na zona rural de Santa Helena de Minas, sofreram um assalto quando caminhavam pela estrada...

Câmara de vereadores de Bertópolis faz devolução de repasse do duodécimo para a Prefeitura Municipal.

Pela primeira vez na história política de Bertópolis, a Câmara de vereadores faz uma devolução vultuosa de repasse do duodécimo para a Prefeitura. O...