O Delegado de Polícia João Augusto Ferraz de Araújo é o novo Delegado Regional que comandará os trabalhos da 4ª DRPC de Nanuque. A sua nomeação foi publicada hoje 11 no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais.
A 4ª DRPC (Delegacia Regional de Polícia Civil) é composta pela Sede que fica em Nanuque, no Vale do Mucuri, além das Delegacias de comarca, Carlos Chagas e Águas Formosas. Na circunscrição são atendidas outras cidades como Bertópolis, Crisólita, Fronteira dos Vales, Machacalis, Santa Helena de Minas, Serra dos Aimorés e Umburatiba.
Ao todo a abrangência territorial são de 10 cidades, numa população estimada de quase 150 mil habitantes. É uma região fronteiriça que depende muito de uma ação efetiva da Polícia Civil no combate ao crime. Essa metodologia de trabalho o Delegado João Augusto conhece bem, pois, no início da sua carreira policial em Itambacuri em 2009, prendeu uma quadrilha especializada em extorsão, homicídios e remessa ilegal de pessoas para o exterior.
A operação batizada de “Divina Providência”, teve como alvo principal o ex-presidente da Câmara de São José do Divino e agentes públicos da Copasa e empresários da cidade. Nessa operação foram presos inclusive policiais civis e militares envolvidos com a organização criminosa.
“Divina providência” foi uma operação policial de grande repercussão não só na região de São José do Divino, mas em todo o Brasil, sendo inclusive matéria de grande destaque no Fantástico da Rede Globo. Posteriormente, o Delegado se transferiu para Teófilo Otoni dando continuidade aos trabalhos investigativos no combate ao tráfico de drogas.
O caso mais emblemático sob a comando do Delegado João Augusto foi a apuração do homicídio de Marquele, filha de um sargento da Polícia Militar, que já trabalhou em Nanuque e hoje é policial da reserva dos quadros da PMMG. Ela foi assassinada a mando do namorado. O crime causou grande clamor e comoção popular em Teófilo Otoni. Todos os envolvidos no assassinato foram presos.
Em 2015, João Augusto por questões de proximidade da sua terra natal Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, se transferiu para Nanuque, onde ocupou com muito afinco e dedicação a titularidade da Delegacia de Crimes contra o Patrimônio.
O novo chefe da Delegacia Regional de Nanuque, o Delegado João Augusto, é formado em Direito na UFMG e pós graduado em Direito Processual pela PUC Minas. Para ingressar na carreira policial para Delegado de Polícia a exigência acadêmica é justamente a graduação em Direito.
O Delegado João Augusto enfrentará grandes desafios na sua nova função como Regional, mas ele disse que está confiante nos novos rumos e novos horizontes que pretende traçar para fazer uma gestão balizada na austeridade, na altivez, no esmero e planejamento das ações policiais. Para todos esses desafios pontifica o experiente Delegado, ele conta com uma equipe de policiais civis qualificados, determinados, corajosos e com o mesmo pensamento, o combate à criminalidade e a manutenção da ordem pública.